quarta-feira, 9 de maio de 2012

Uma questão de honra


A partir do reino de Leão e Castela surgiu, no séc.XII, um novo reino: Portugal.
O jovem Afonso Henriques era muito rebelde, audacioso e desobediente! Graças à sua desobediência, o condado tornou-se independente. Não prestou vassalagem ao seu primo, Afonso VII.
 Conta a lenda que ....


  Em 1127, D. Afonso VII, rei de Leão e Castela, cercou Guimarães para obrigar D. Afonso Henriques a prestar-lhe obediência.
Perante tal situação, Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques, fundamentado na autoridade que a posição e a idade lhe conferiam, decidiu negociar a paz com Afonso VII a troco da vassalagem de D. Afonso Henriques e dos nobres que o apoiavam.
O rei castelhano aceitou a palavra de Egas Moniz de que D. Afonso Henriques cumpriria o voto de vassalagem, mas D. Afonso Henriques quebrou o prometido e resolveu invadir a Galiza.
Egas Moniz que tinha dado a sua palavra, apresentou-se descalço e de corda ao pescoço, com a mulher e filhos ao rei de Leão, colocando a sua vida e a dos seus ao dispor do rei.

 O rei castelhano, diante da coragem e humildade de Egas Moniz, decidiu perdoar-lhe e presenteou-o com favores. Este ato heroico impressionou também D. Afonso Henriques, que concedeu ao seu velho aio extensos domínios.
Pensa-se que esta terá sido uma estratégia inteligente por parte de Egas Moniz para que o primeiro rei de Portugal pudesse ganhar tempo. Ao entregar-se, Egas Moniz ressalvava a sua honra e também a de Afonso Henriques, assegurando através da sua astúcia a futura independência de Portugal.










3 comentários:

  1. Naquele tempo a honra era algo sagrado, com muita importância.
    É lamentável que, hoje em dia, esse valor se esteja a perder...
    Espero que vocês, homens de amanhã, honrem esse valor e o cultivem.

    ResponderEliminar
  2. Não foi só pelos factos apontados que Martim Moniz fez essa promessa ao Rei de Castela, foi principalmente porque D. Afonso Henriques era filho de Martim Moniz e não de D. Henrique e D. Teresa.
    O verdadeiro Afonso Henriques nasceu raquítico e débil, pelo que os seus pais combinararm logo fazer a respectiva troca com um dos filhos de Martim Moniz,este bem anafado e saudável, que também nasceu na mesma altura.
    A dedicação do aio Martim Moniz e o perigo de poder vir a haver um rei com esses defeitos de nascença, provocaram tal troca de bebés. Na prática isso não fazia grande diferença porque ambas viviam no mesmo castelo e rodeados dos mesmos mimos e das mesmas pessoas, se é que os havia.
    A história não quer, nem interessa falar disto, mas parece que esta é a verdadeira versão dos factos.

    ResponderEliminar